Uma vez ouvi alguém dizer algo como crie porco, mas não crie expectativas! Ui! Que troço chocho, esquisito no mínimo, né? Para mim soou vindo de um acúmulo sem fim de frustrações não superadas. Como a gente pode não criar expectativas sobre alguma coisa, principalmente se a gente quer alcançar um estágio diferente em alguma área da vida?
A gente pode, e até deve, calibrar as expectativas, trazê-las para perto da realidade e não ficar montando em unicórnios cor de rosa voadores, mas zerar? Acho improvável.
Eu mesmo, tenho várias expectativas para 2022, muitas delas passam por esferas sobre as quais não tenho o menor controle. A política e essa condição de polarização que me chateia tanto é uma delas, mas sendo muito sincera, as minhas expectativas estão quase nulas nesse item.
Dosagem
Posso ser realista e ainda assim ter expectativas. Como sempre o que faz a diferença é a dosagem.
O que tem me ajudado a planejar e a ajustar as minhas expectativas é o planejamento sistemático de cauteloso das ações que devo empreender, tendo duas coisas de suma importância como meus pilares: a realidade, ou seja, o que eu tenho como ferramenta, o que eu posso usar a meu favor e meus valores pessoais.
Hoje, depois décadas de tentativas e erros em tantas áreas da vida, tenho clareza de quais são eles e que mantê-los como norte no meu percurso me dá segurança para permanecer em determinadas estratégias ou mudá-las se for preciso. Conhecer os valores me previne ficar presa a aspirações irreais e dilemas contraditórios e o mais importante, eles dão sentido ao trajeto que sigo rumo aos meus propósitos.
Pense um minuto sobre grandes líderes que esse mundo já teve e legaram algo de importante para o mundo, pessoas que deixaram conquistas valorosas para as gerações posteriores como Martin Luther King, Mandela, Ghandi, Marie Curie, Malala e Zilda Arns. Essas pessoas têm em comum o fato de que sabiam exatamente quais são seus valores e permaneceram fiéis a eles para que seus propósitos se cumprissem.
Nem sempre temos clareza sobre o que nos move. É comum nos perdermos em meio de tanto barulho, mas é sempre hora para nos encontramos em nossos valores.
Você sabe definir o que são valores e quais são os seus? Sabe a diferença que isso pode fazer na sua vida profissional e claro pessoal?
Gostou do conteúdo? Clique aqui e fique por dentro de muito mais!