Muito tem se falado de sentido ou propósito. Você já ouviu ou leu algo sobre vida com propósito ou trabalho com sentido? Tenho visto muito e acredito totalmente na aplicabilidade disso em nossas vidas.
Antes de começar, é preciso mencionar que tenho percebido que quando alguns termos começam a ser muito usados, eles acabam se esvaziando ou se distanciando do seu real significado. Portanto, antes que isso aconteça com “sentido” e “propósito”, vou me meter a escrever sobre eles da forma mais simples que eu conseguir.
Definindo sentido e propósito:
Os termos “sentido “e “propósito” têm um vínculo muito importante com a corrente filosófica existencialista ou existencialismo, que os usa dentro de um contexto que nos leva a refletir sobre a nossa existência. De acordo com o existencialismo, a vida em si é completamente sem sentido. Sendo os humanos aqueles capazes de dar sentido a ela.
Afinal, somos o único animal sobre a terra que sabe que existe. Todos nós temos ciência de nossa condição de sermos no mundo.
Assim, vamos vivendo, em constante movimento, sendo influenciados pelo mundo e o influenciando, fazendo escolhas e através delas tendo conhecimento de nossa própria essência. De acordo com essa ideia, viver na nossa essência é viver em concordância com os valores que são fundamentais para nós, pois se não nos permitirmos vivê-los com consciência, a existência vai se tornando cada vez mais sem sentido.
Nossa essência:
Podemos então concluir que quanto mais nos distanciamos da nossa essência, menos somos capazes de atribuir sentido à vida.
Portanto, quando você ouvir ou ler os termos sentido ou propósito, pense sobre a sua essência, a sua autenticidade, a sua capacidade de escolha e em como essas coisas estão ligadas ao sentido que você dá à vida.
Dar sentido à existência é se validar como ser humano. É não violar a sua essência.
O existencialismo não nos divide em partes. Somos em totalidade, unicidade. Não há divisões de nosso corpo ou de nossa vida. O que experienciamos nos constitui como um todo.
Logo, esse conceito inclui o trabalho. Trabalhar com sentido, com propósito, é viver com sentido. É viver seus valores. É preservar e colocar a serviço de todos, o que você tem de mais valioso: a sua singularidade.
Algumas frases existencialistas:
“A existência precede a essência”. (Jean-Paul Sartre)
“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. (Jean-Paul Sartre)
“(…) encontrar sentido dia após dia, ao criar algo, em experimentar algo: a beleza da verdade como pesquisador ou o bem de lidar com pessoas como professor. (…) Encontrar sentido na experiência sem ter que alcançar ou cumprir algo, mas apenas dar a si próprio a experiência imediata da beleza do mundo, e mais que isso, experimentar outro ser humano em sua singularidade, o que é seu principal atributo. Uma pessoa é sempre absolutamente singular, incomparável com qualquer outro ser humano. Tal singularidade só pode ser percebida por outro ser humano amoroso, pois este pode ver não só a essência, mas o potencial.” (Dr. Viktor Frankl)
Gostou desse tipo de conteúdo? Clique aqui e fique por dentro de muito mais!