Habilidades
Nos podcasts que gravei com minhas três primeiras convidadas: Lena
Whitaker, Ana Garmendia e Glória Santos, pude extrair lições valiosas que não
posso deixar de comentar com você. Algumas dessas habilidades estão listadas durante esse artigo. A Lena nos disse que para se fazer uma boa apresentação, um ponto crucial é estudar muito e praticar até que o assunto que vamos tratar saia pelos nossos poros naturalmente.
Confiança
Essa dica me leva diretamente para o Ciclo da Confiança que o Russ Harris –
um dos pais da ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso, trata no seu livro
“The Confidence Gap”. Segundo Harris, para que tenhamos confiança é preciso praticar as habilidades
indefinidamente, até que elas estejam realmente afiadas. Além disso, devemos
aplicar essas habilidades efetivamente, acessar os resultados e modificar se for
preciso.
Através da fala da Lena podemos perceber o quanto é importante praticar esse
ciclo para que tenhamos naturalidade nas apresentações. Eu acrescento que
isso é uma dica poderosa para ser usada em muitas das atividades que
venhamos a desempenhar.
Autenticidade
A Ana Garmendia nos contou que para ela é muito importante ser autêntica,
chegou a comentar que ela pode adoecer se não for assim. Podemos perceber
ela tem muita clareza sobre seus valores pessoais e busca estar alinhada com
eles em seu trabalho como jornalista, escritora e em suas redes sociais.
Ana fechou o podcast com uma dica de ouro para quem está começando uma
carreira. Ela enfatizou a importância de se organizar financeiramente para ter
uma reserva nos momentos de escassez.
Eu não posso concordar mais com ela em suas falas e as reforço vivamente.
Não só eu, mas a Glória, nossa convidada cujo post foi gravado no Dia
Internacional da Mulher e vai ao ar nesta semana, também concorda e conta
que para fazer sua transição de carreira ela fez um planejamento financeiro
criterioso e deixou de gastar com supérfluos. Ela seguiu o plano à risca até
estar segura financeiramente para se deligar de seu emprego e se lançar na
carreira solo como estrategista de imagem e marca.
Organização
Além disso, na conversa com a Glória pude perceber a consciência dos valores
pessoais e a capacidade de se organizar para agir alinhada com eles.
É natural que queiramos crescer em nossas carreiras. Geralmente o lugar que
estamos hoje não é onde queremos estar. Assim, buscar nos mover em
direção aos nossos objetivos pode representar um grande desafio que nos traz
muito desconforto. Afinal, qualquer movimento para o crescimento requer
mudanças e elas andam junto com desconfortos.
Se conhecer a ponto de poder nomear com clareza os seus valores pessoais, o
que você quer e não quer, representa um grande trunfo para que você possa
se organizar para chegar aonde quer, sem atropelar seus limites. Isso te ajuda
a manter sua saúde mental.
Perceba que a Ana Garmendia sabe que há variáveis que se não forem
observadas, podem nos levar ao adoecimento. Essa fala dela é muito
importante e merece ser destacada.
A Glória também comenta que durante um tempo ela sentiu muita insatisfação
e angústia no trabalho, mas ela soube usar esses sentimentos como
informações de que algo não estava bem e que precisava ser mudado. A partir
desse desconforto ela agiu para mudar a situação.
Conclusão
Portanto, autoconhecimento, preparo, estudo e planejamento são as habilidades
que deixo para vocês refletirem nesta semana.
Afinal, as reflexões são uma parte muito importante no processo de
desenvolvimento de carreira. Elas são o primeiro passo, a partir delas podemos
nos organizar para agir de maneira consciente e consistente em direção aos
nossos objetivos.
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