Cinco habilidades-chave de gestão emocional e dicas para desenvolvê-las

Dando continuidade ao artigo sobre gestão emocional que publiquei na semana passada, coloco aqui cinco habilidades de gestão emocional e dou dicas para desenvolver as suas próprias habilidades.

 

Cinco habilidades-chave de gestão emocional

 

1. Autoconsciência

A autoconsciência nos permite entender nosso próprio estado emocional.

Quando nos tornamos mais autoconscientes, podemos observar nossas reações e aprender como melhorar as nossas respostas.

Exemplo: se você se sente mais calmo e confiante no dia de uma apresentação quando está muito bem preparado, então você vai se preparar para esse dia mesmo que domine muito bem o assunto.

Sentir-se seguro para fazer apresentações diminui seus níveis de estresse e te torna capaz de enfrentar mudanças ou obstáculos.

 

2. Reflexão

Refletir permite descobrir por que você teve uma reação emocional a uma situação ou pessoa e pode ajudá-lo a resolver conflitos.

Exemplo: se você teve um conflito com um colega sobre uma decisão que ele tomou enquanto você esteva ausente, pode ser útil refletir se você discorda da decisão dele ou se a insegurança é por não ter participado da discussão.

Saber a causa de seus sentimentos pode ajudá-lo a chegar a um acordo com seu colega.

 

3. Aceitação

Uma habilidade-chave de gestão emocional é a capacidade de aceitar suas emoções sem atribuir um valor a elas.

Quando aceitamos nossas emoções, podemos nos recuperar de uma reação emocional mais rapidamente, o que nos permite concentrar na próxima tarefa.

Além disso, aceitar nossas próprias emoções nos ajuda a desenvolver empatia em relação aos outros, pois passamos a entender que todas as pessoas também lidam com desafios emocionais de formas diferentes.

 

4. Perspectiva

Desenvolver um senso de perspectiva pode ajudá-lo a gerenciar suas emoções, colocando-as em contexto.

Exemplo: se você se sente nervoso antes de fazer uma apresentação, pode colocar essa emoção em perspectiva ao reconhecer que é normal se sentir ansioso nessa situação.

A perspectiva pode lembrá-lo de que as emoções são uma resposta saudável às situações e que você pode superá-las para realizar suas tarefas.

 

5. Empatia

A empatia é a capacidade de se relacionar com a forma como as outras pessoas se sentem em uma situação usando sua própria experiência.

Ser empático no ambiente de trabalho ajuda a construir relacionamentos gratificantes com colegas e evita conflitos.

Exemplo: A empatia nos faz perceber quando um colega precisa de ajuda para lidar com seu volume de trabalho e entender seu sentimento de frustração diante de um obstáculo ou atraso.

A compreensão dos sentimentos do colega pode ajudá-lo a trabalhar para criar uma solução para o problema.

 

Como desenvolver habilidades de gestão emocional

 

Existem algumas técnicas que você pode usar para desenvolver as suas habilidades de gestão emocional, pois, ajudam a regular suas emoções em momentos de estresse ou excitação.

Todas as técnicas são ferramentas que te ajudam a se conectar com você mesmo e a se conhecer melhor.

Portanto, elas devem ser praticadas constantemente e requerem uma boa dose de disciplina.

 

1.     Encontre maneiras de expressar suas emoções

Expressar suas emoções livremente fora do trabalho pode ajudá-lo a gerenciá-las.

Você pode falar com amigos ou familiares sobre como está se sentindo, o que também pode permitir que você obtenha um feedback ou perspectiva sobre suas experiências.

Se você é uma pessoa artística, pode pintar, desenhar ou escrever para expressar suas emoções.

Mesmo que você não tenha tido experiências com artes antes, esse é um bom motivo para você experimentar uma atividade nova!

 

2.     Reconheça o que faz você se sentir bem

Para desenvolver a autoconsciência, precisamos identificar emoções positivas e suas causas.

Portanto, busque reconhecer o que em seu trabalho te deixa satisfeito.

Seja bastante específico sobre as atividades e localize o que te deixa com aquela sensação de satisfação.

Assim você pode construir um forte senso de realização, o que o fortalece para enfrentar os desafios do dia a dia.

Considere criar uma lista das atividades do seu trabalho que te trazem satisfação e a deixe num lugar de fácil acesso, para você ler sempre que sentir necessário.

 

3.     Dê espaço a si mesmo

Quando você está em uma situação que desencadeia uma reação emocional, pode ser necessário se distanciar para refletir e se recuperar.

Quando for preciso, dê um tempo e se afaste, isso nos ajuda a ter perspectiva sobre nossas emoções para podermos retornar à situação com calma e encontrar uma solução.

 

4.     Explore a atenção plena

O mindfulness é uma técnica cujo objetivo é permanecer totalmente no momento presente para evitar pensar em preocupações futuras ou passadas.

A atenção plena pode acalmá-lo e ajudá-lo a desenvolver um senso de perspectiva sobre suas emoções e suas tarefas diárias.

Você pode criar alguns intervalos para fazer esses exercícios, que têm a vantagem de poderem ser curtinhos para se ajustar a correria do dia a dia.

 

5.     Aprenda técnicas de respiração

Várias técnicas de respiração podem ajudá-lo a acalmar e regular seus sentimentos enquanto estiver diante de um desafio.

Ao se concentrar na respiração, você pode reduzir o impacto da emoção em seu corpo e mente, o que pode permitir que você conclua sua tarefa ou resolva o problema. Quando estiver fazendo um exercício de respiração, inspire e expire profundamente e diminua o ritmo.

Um exercício de respiração comum envolve inalar contando até quatro, prender a respiração contando até dois e expirar contando até quatro.

 

6.     Mantenha um diário para registrar seu estado de humor

Escrever em um diário pode ser uma maneira eficaz de entender suas respostas emocionais e aprender a gerenciá-las.

Quando estiver escrevendo em seu diário, inclua informações sobre como você se sentiu naquele dia e quais eventos desencadearam diferentes respostas emocionais.

Você pode relê-lo para aprender sobre seus gatilhos emocionais mais comuns, isso te ajuda a construir respostas alternativas para essas situações no futuro.

 

7.     Ouça podcasts ou leia livros sobre gestão emocional

Muitos livros e podcasts fornecem técnicas para melhorar sua gestão emocional, com foco na saúde mental.

Busque por livros e podcasts que tenham informações que podem ajudá-lo a entender seus sentimentos.

Eu gosto dos livros dos monges budistas Mathieu Ricard, que também é cientista e Tich Nah Han.

“Aprendendo a Lidar com a Raiva” do Tich Nah Han, foi de grande ajuda para mim.

O melhor de tudo é que esses livros são de leitura gostosa e fluida.

 

8.     Conheça e honre seus valores pessoais

É importante que você conheça muito bem seus valores pessoais para que eles sejam como uma bússola para indicar a direção que você deve seguir.

As necessidades e urgências que a vida nos apresenta podem nos afastar do que é importante para nós.

Assim, podemos nos sentir frustrados, tristes, angustiados etc.

Muitas vezes as emoções que sentimos nos dizem sobre como estamos tratando nossos valores em nossa jornada.

 

9.     Busque um bom profissional

Um bom profissional pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de gestão emocional.

Um especialista te ajuda a se conectar com suas emoções, para que você as acolha e as expresse livremente.

Você vai descobrir as motivações por trás de suas respostas emocionais e praticar técnicas de enfrentamento em um espaço seguro.

É importante dizer que a sua saúde mental e o seu bem-estar precisam estar em primeiro lugar e o bom profissional sempre vai mantê-los como o centro de seu trabalho.

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Ana Laura Freitas

Minha primeira graduação foi em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Iniciei minha carreira trabalhando com exportação e um ano depois, eu estava atuando em finanças internacionais, numa grande empresa do cenário nacional.

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