Como e Por que as empresas devem introduzir o tema da Saúde Mental em sua rotina?

Estamos enfrentando um dos períodos mais desafiadores de nossa história, onde temos que lidar com a pandemia, luto e um cenário de muita instabilidade política e econômica.

O enfrentamento dessas condições adversas pode levar a quadros de transtornos mentais como os de ansiedade generalizada, depressão, stress pós-traumático, síndrome do pânico, que em casos de agravamento podem culminar em atos extremos.

No Brasil há uma cultura muito forte de preconceito em relação ao adoecimento mental. As primeiras ideias que ocorrem quando se pensa a respeito são vergonha, medo e exclusão. Por isso, é difícil que as pessoas queiram falar sobre suas dificuldades emocionais e vulnerabilidades em seus ambientes de trabalho. Há o temor de perder o respeito dos colegas, ser estigmatizado e comprometer o crescimento profissional.

O preconceito acontece quando não se tem conhecimento sobre o assunto. Assim, a melhor maneira de combatê-lo é disponibilizar informações responsáveis de forma clara para todos na empresa.

Além disso é preciso desenvolver um ambiente psicologicamente seguro, onde as pessoas se sintam acolhidas, vistas e encorajadas a falar sobre seus problemas.

As empresas que implementam esse trabalho de desmitificação agem na prevenção do surgimento de transtornos mentais.

Essa atitude tem impacto na produtividade e atratividade das marcas das empresas.

O mercado já conta com empresas muito bem-sucedidas na implementação de programas de saúde mental.

Esses programas podem contemplar ações como:

  • realização de palestras educativas;
  • fazer pesquisas de satisfação e de clima;
  • criação de espaços de relaxamento;
  • criação de programas de bem-estar;
  • criação de uma cultura de feedback;
  • apoio psicológico;
  • atenção ao nível de estresse do trabalhador
  • implementação do job crafting
  • treinamento das lideranças para que saibam identificar e lidar com possíveis problemas

Cada um de nós tem uma maneira de lidar com as situações desafiadoras que a vida nos apresenta. Poder contar com uma estrutura que ofereça apoio e principalmente, com a atitude empática dos colegas e da liderança é crucial.

Ao disponibilizar ajuda, a empresa mostra que está comprometida com a qualidade de vida do funcionário e principalmente, que ele é um ser humano que importa muito.

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo

28/09/2021

Ana Laura Freitas

Minha primeira graduação foi em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Iniciei minha carreira trabalhando com exportação e um ano depois, eu estava atuando em finanças internacionais, numa grande empresa do cenário nacional.

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